Na Educação da Primeira Infância, há uma tendência crescente que se centra na utilização de materiais com imagens fotográficas reais em vez de ilustrações, desenhos animados, etc..
Há muito tempo que ideologias pedagógicas como a Montessori têm vindo a compreender a importância do foco na realidade e não na ficção nos materiais utilizados para o ensino com crianças pequenas. Quanto mais aproximadas forem as experiências educativas da vida real, maior facilidade têm as crianças para estabelecer ligações e relações com as suas experiências no mundo real, e em reconhecer e transferir o valor da aprendizagem mais tarde quando se depararem com o item real na natureza ou no contexto real.
Na educação de crianças com necessidades especiais, como é o caso do Autismo, o uso de imagens reais em vez de desenhos, clip art, ou ilustrações permite reduzir qualquer confusão e ajuda as crianças a generalizar as aprendizagens para o respectivo ambiente.
A investigação tem demonstrado que as crianças com autismo alcançam uma precisão de retenção significativamente maior quando aprendem com fotografias reais ao invés de desenhos animados, ilustrações, etc… e, surpreendentemente, conseguem responder com maior precisão quando aprendem com fotografias reais. As evidências demonstram que as crianças com autismo são prejudicadas pela iconicidade dos estímulos pictóricos (pictogramas), o contrário acontece com as fotografias reais. Pois, as crianças com autismo beneficiam de uma maior iconicidade quando aprendem palavras a partir de imagens reais, constituindo uma fundamentação bem sustentada baseada em factos para a utilização de fotografias reais a cores.

As múltiplas teorias de inteligência dizem-nos que as crianças aprendem e prosperam de formas diferentes. Como alguns destes aprendem visualmente, o uso de fotografias reais torna-se muito importante para apoiar e melhorar a sua experiência de aprendizagem e generalização de compentências.

As diretrizes da National Association for the Education of Young Children para uma prática apropriada ao desenvolvimento sugerem que, especialmente para crianças de de idade pré-escolar, a utilização de materiais com imagens reais, em vez de ilustrações, despertará o interesse da criança em descobrir e aprender mais sobre o mundo à sua volta.

Jogos educativos que apresentam fotografias reais são uma ótima oportunidade de expor as crianças pequenas a conteúdos ricos e educativos, mantendo-as ao mesmo tempo motivadas e empenhadas com o cenário do jogo. 


Fontes: 

Journal of Autism and Developmental Disorders, Carter, Hartley, 2020
Autism: The International Journal of Research and Practice, Hartley, Allen, Trainer, 2019
Journal of Autism and Developmental Disorders, Hartley, Allen, 2015

Técnicas de respiração

Técnicas de respiração – VÍDEO